Assista muito interessante e bem pratico.
1. PASSO PREPARACÃO
Durante essa primeira fase da negociacão , procure levantar informacões do mercado, dos concorrentes, qual o poder de fechamento da pessoa com quem vai negociar e quem mais pode influenciar na sua decisão. Preveja as dúvidas e objecões que podem ocorrer, bem como as suas alternativas para neutraliza-las. Estabeleca seu piso mínimo, até onde você pode ir? Estime quanto tempo você terá. de forma a não delongar em cada etapa da negociacão. E por fim, não se deixe abalar pelas tentativas de fragilizacão.
Inportante:
- MANTER CONTATOS COM QUEM VAI NEGOCIAR
- LEVANTAR A SITUACÃO DA EMPRESA
- QUAL A POSICÃO DA PESSOA COM QUEM VAI NEGOCIAR
- COLOCAR NO PAPEL INTERESSES E BENEFÍCIOS
- ESTABELECER UMA ESTRATEGIA, LEVANDO EM CONTA OS VALORES DA EMPRESA
- PREPARAR UMA BOA PROPOSTA.
2.PASSO ABERTURA
A palavra-chave é "criar sintonia", procure descobrir elementos de identificacão e faca associacões simples para aumentar as semelhancas e diminuir as diferencas. Torne as pessoas mais receptivas.
Importante: evite o pré-julgamento.
3. PASSO EXPLORACÃO
É preciso levantar ( coletar ) informacões, pois elas são a matéria-prima para tomar decisões. Comece com perguntas abertas, gerais, então passe a perguntas mais objetivas, vai fechando o foco da conversa sem ser agressivo.
Importante: não faca parecer um interrogatório.
4. PASSO APRESENTACÃO
É necesário ser criativo e ativo. É fundamental usar lógica e coerência, apoiada a uma linguagem clara e concisa adequanda ao momento. É possível explorar canais sensoriais com materiais de apoio como elementos gráficos, audio-visuais entre outros; são elementos que personalizam sua apresentacão.
Importante:
- Tome cuidado com expressões involuntárias, tom de voz e roupas que irá vestir; lembre-se ninguém faz negócios com perdedores.
- Utilize material de apoio como:
- amostra grátis
- degustacão
- apresentacão em video
- prospectos
5. PASSO CLARIFICACÃO
Entenda esse passo como o período onde o cliente ao analisar a proposta, poderá eventualmente mandar uma contraproposta, para que você defina um caminho para que haja um acordo proveitoso para ambas as partes.
Importante: nunca deixe nenhum ponto para negociar no dia seguinte, quando iníciar uma negociacão esclareca todos os pontos e deixe o cliente sem dúvidas.
6. ACÃO FINAL
Nesse momento, é fundamental que você observe os sinais de aceitacão do cliente. Sinta-se seguro para propor o fechamento.
Importante: em caso positivo ( fechamento da negociacão ) reveja e clarifique mais uma vez os pontos do acordo que vão constar no contrato e cuide da implementacão.
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