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quinta-feira, 5 de março de 2009

Plano de Emergência

Não quero parecer pessimista, porém tenho de avisar(mais uma vez): acho quem 2009 será um ano complicado em termos econômicos e, por consequência, de vendas também. A verdade é que viemos de vários ano de crescimento contínuo. Muita gente quebrou recordes de faturamento, vendeubastante e ganhou muito dinheiro - o que é sempre ótimo. O problema é que também cria uma certa complacênci, um pouco de acomodacão e, francamente, uma certa arrogância de achar que a coisa é mais fácil que realmente é.
De qualquer maneira, não acredito que tenhamos uma recessão grave e profunda, e sim uma desaceleracão séria, uma diminuicão de atividade que não incomodará muito quem possuir uma estrutura enxuta e eficiente, mas que pegará no contrapé de quem estiver com estruturas inchas e ineficiente, equipes acomodatas e sem diferenciacão da concorrência, etc.
Como é melhor previnir que remediar, recomendo que crie em sua companhia um plano B, de emergência, que só será usado em caso de “incêndio” ou “paradeira” geral na economia.
O plano de emergência é genérico e pode ser adaptado a qualquer empresa. Ele contém oito passos bem simples e objetivos.
1. Baixar custos para manter a margem de lucro e não perder agressividade comercial.
2. Repensar canais de vendas a fim de buscar maneiras cada vez mais eficientes de vender e atender clientes. Marketing direto, por exemplo, é ideal para momentos de crise.
3. Otimizar o uso da internet tanto para promover e divulgar a empresa quanto para vender e fazer atendimento e pós-vendas.
4. Focar a fidelizacão de clientes.
5. Fazer marketing de guerrilha, buscando formas diferentes e criativas de se diferenciar, comunicar essa diferenca, encontrar novos clientes e vender mais.
6. Usar o endomarketing e campanhas de incentivo para manter elevado o nível de engajamento da sua equipe mesmo em tempos difíceis.
7. Juntar-se a associacões de classe e organizacões governamentais. O Brasil tem sorte de possuir instituicões fortes e ativas com Sebrae, Senac, Sesc, CDL, Associacões Comerciais e Industriais. Aproveite-as, porque em momentos difíceis, elas podem ajudar muito. Lembre-se de que “a união faz a forca”.
8. Utilizar a inovacão. Quer ser realmente agressivo e proativo para lidar com a crise? Então, lance produtos e servicos focados em nichospotencialmente lucrativos ou que, de alguma forma, diminuam os custos dos seus clientes. Quando feitas corretamente, essasinovacões mercadológicas ajudam a superar a crise com crescimento, posicionando você de maneira proativa para quando esse momento crítico acabar.
Esses são os pontos que obviamente, demandam pelo menos uma reunião com a equipe para listar os principais pontos de impotância e aplicacão dentro de sua própria empresa, atreledo a um cronograma, metas, etc.
Note que é uma lista “poativa”, pois não digo em momento algum “fique quieto e espere a tempestade passar” simplesmente porque não acredito nisso. Sou daqueles que vêem oportunidades, não crises. Espero que você também.

Fonte: Revista VENDAMAIS

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