Pesquisa personalizada

segunda-feira, 16 de março de 2009

Satisfacão Relativa

Descobrir o que seus clientes tentam dizer é bastante desafiador. Você tem de entender o quanto compradores e prospects valorizam suas ofertas e o quanto estão propensos a trocar de fornecedor ou servir de advogado (ou detrator) de sua marca. O problema fica ainda mais complexo no caso das multinacionais, pois as respostas não podem ser traduzidas diretamente de um país para o outro.

O lado afetuoso
Pegue um determinado servico ou acão feito para agradar o cliente. Digamos, um copo de refrigerante grátis num dia de calor. Reproduza-o em várias partes do mundo. Ninguém valoriza tanto isso como os latino-americanos.Você leitor, está entre quem mais fica contente e recompensa o bom fornecedor com sua lealdade. No outro extremo, está o povo japonês, que dá as notas mais baixas para essa acão.
E proximidade geográfica não significa reacões parecidas. Enquanto na Ásia e na Europa não se valoriza muito esse gesto, no Oriente Médio nosso hipotético copo de refrigerante é muito apreciado.

Satisfacão Relativa
Esse é um assunto que em vez de questionarmos o que os clientes achavam da empresa X, perguntamos qual a visão que tinham da empresa comparada com seus concorrentes. Ao ancorar a satisfacão da sua organizacão em comparacão a outras companhias, você conseguirá números mais próximos e menos sujeitos à satisfacão relativa.

Fonte: Revista VENDAMAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário