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segunda-feira, 6 de abril de 2009

Promover para GANHAR MAIS.

Sabemos que realizar compras e formar estoque são uns dos grandes desafios do varejo. Como prever e reunir informacões necessárias para realizar uma "boa compra"no período? Algumas vezes, essa prvisão deve ocorrer com seis ou mais meses de antecedência; em outras, é mais "corrigir"os possíveis erros.
De qual que forma, sabemos que erros de estoque geram problemas e, quando a falha aponta à sobra, surge a necessidade de realizar as famosas promocões.
Considerando que todo varejista gosta de vender pela melhor margem e que todo cliente gosta de comprar pelo menor valor e melhor relacão custo benefício, temos um ponto delicado para resolver.
Que tal o lojista pensar, inicialmente, em promover o produto internamente? Isso mesmo, o que acha de fazer com que o interesse por ele aumente dentro da própria equipe?
Não me refiro a fazer com que os vendedores comprem os produtos (o que não é má ideia), e sim ao fato de treinar mais o grupo em relacão ao conhecimento dos produtos e criar incentivos para a venda deles.

CONHECIMENTO DO PRODUTO - No que se refere ao conhecimento do produto, é o fato que, muitas vezes, o giro dele é prejudicado pelo baixo nível de conhecimento dos vendedores em relacão aos seus atributos e, consequentemente, a quase ausência de argumentos de venda mais convinentes.
Como enaltecer um produto ou servico para o cliente se o profissional de venda conhece pouco sobre ele e, muitas vezes, o próprio consumidor sabe mais?
Além disso, os vendedores tendem a gostar menos daqueles produtos ou servicos que têm dificuldades para apresentar. A partir do momento que passam a dominar as informacões sobre aquilo que estão oferecendo, eles sente-se mais seguros, transmitem confianca para o clientee realizam mais vendas.
Se o tópico da informacão está bem resolvido, vamos a questão sobre incentivos para equipe.

INCENTIVOS - Vendedores adoram receber estímulos extras para realizar suas vendas e, dessa forma, garantir melhores ganhos. Isso não quer dizer que sejam mercenários, isto é, só fazem algo extra se ganharem mais por isso, e assim que é mais gostoso, quando existe uma razão a mais para realizar o trabalho.
Em vez de oferecer um determinado percentual de desconto ao cliente final, por que não comencar oferecendo um percentual menor (além da comissão) ao vendedor que realizar a venda do item?
É importante fazer com que "esse bônus extras" representem uma pequena parte do salário final dos vendedores - algo em torno de 20% do total da remuneracão. É uma forma de garantir o foco de incentivo e não desfocar a equipe de venda de produtos pelas vias normais.
Pense no fato de que clientes costumam se interessar por promocões, porém ficam desconfiados quando a oferta é muito atraente. Além disso, determinados produtos e servicos podem ter sua imagem prejudicada quando passam para promocão.
É como se depois de terminada a promocão, ficasse difícil vender o mesmo item ou similar por precos mais alto no futuro.

IMPORTANTE: Além de colocar o preco do produto em oferta, o lojista deve se preocupar com exposicões e atendimento. Não é porque o preco é com desconto que pode expor ou atender de qualquer forma ou mais ou menos. Dê descontos no produto e nunca na QUALIDADE que se oferece ao cliente.

2 comentários:

  1. Excelente a idéia do seu blog. Qualificação, atualizações constantes e motivação são fundamentais para se alcançar o sucesso nas vendas. Estou utilizando boa parte do seu material para dar treinamentos aos meus funcionários. Parabéns!

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  2. Olá, muito obrigado pela visita e pelo carinho. Espero que o blog possa ajuda-lo cada vez mais.
    Cássio Leonel

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