Pesquisa personalizada

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Como agir quando o concorrente está ao lado.

Vender já não é fácil, e com o concorrente ao lado, o desafio é dobrado. Primeiro porque qualquer vacilo seu poderá favorecê-lo. Segundo, porque muitos concorrentes jogam sujo, apelando para não perder a venda. Mas nada disso será problema para o vendedor que estiver preparado.

1. Domine todos os benefícios que está vendendo
Parece óbvio, mas os vendedores pensam que sabem e, na hora "H"falam mais das características do produto, pensando que estão abordando os benefícios e, com isso, enfraquecem a argumentacão, entrando na guerra dos precos.

"após apresentar o produto para o cliente, pergunte a si mesmo: e daí? Se não vier uma respostana cabeca, é porque não está vendendo bebefícios, por exemplo: tem 30% de molibdênio - e daí? "

2. Tenha, pelo menos, três motivos fortes para o cliente pagar mais pelo seu produto
Não se permita comparar com um concorrente qualquer, valorize a si e a sua marca. Tenha na ponta da língua motivos convincentes para o cliente comprar de você.

"para saber se está preparado, pergunte a si mesmo: Se eu fosse o comprador, compraria?"

3. Use depoimentos de terceiros
Aqui é o pulo do gato. Se você tirar da pasta um ou dois depoimentos de outros clientes falando bem do seu produto, "matará a pau" o concorrente. Os clientes querem ouvir a experiência de outros que já compraram para saber se eles ficaram ou não satisfeitos.

4. Olhe nos olhos
Não tenha medo do cliente nem do concorrente, também não se iluda com grandes marcas, por trás delas têm muitos "idiotas" escondidos. Olhe fixamente nos olhos do comprador, levante o tom de voz, seja firme, sério e transmita confianca no olhar, fala e gestos.

5. Seja ético
Jamais fale mal da concorrencia, você não precisa fazer isso para vender. Se o produto dele tem algo de ruim comparado ao que você oferece, enobreca e enfatize as qualidades do seu. Assim, o cliente perceberá naturalmente a diferenca.

Seja o mais profissional possivel, a maioria dos vendedores estão totalmente despreparados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário