Pesquisa personalizada

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Simulador de Vendas

Jogo de Vendas a fim de mostrar, certas coisas para que uma equipe comercial consiga entender alguns processos fundamentais para ter sucesso em vendas.

1. Falta de planejamento. - Da mesma forma que na vida real, no jogo, a maioria dos vendedores não pensam no que vai fazer antes de fazer. Saem correndo desesperados com o tempo, resultados, outras equipes, e não param para pensar no que vão fazer agora ou na próxima rodada e, muito menos, nas consequências de suas decisões. Devido a isso, estão sempre atrasados, pressionados e, depois, dizem que não planejaram porque não tiveram tempo. Para quem está de fora, é óbvio que acontece justamente p contrário: ficam sem tempo porque não planejaram. São passivos quando deveriam ser proativos.

2. Não prestam atencão no perfil do cliente. - No jogo, todos os clientes têm perfil e, por causa dele, exigem mais ou menos atencão,. Da mesma forma, também possuem "potenciais de compra"- pequeno, médio ou grande. Os vendedores nunca prestam atencão no perfil do consumidor ou no que ele exige, simplesmente querem saber quanto pode dar de faturamento.

3.Só investem em capacitacão quando é tarde de mais. - Um bom vendedor deve migrar de venda transacional para venda consultiva. Não é possível fazer isso sem habilidades necessárias, que nós definimos como os oito passos da venda. - planejamento, prospeccão, abordagem, levantamento de necessidades, proposta de valor, negociacão, fechamento e pós-venda.

Vender para grandes clientes exige muita preparacão por parte do vendedor. Mesmo assim o profissional de vendas preferem investir suas energias em prospeccão e em aumentar sua carteira de clientes. Quando descobrem que, por pura falta de capacitacão, estão gastando muito mais energia que deveriam para atender seus consumidores (ou pior, faturando menos) e comecam a perdê-los, saem correndo atrás dos curso. Mas aí é tarde demais.

4. Não possuem estratégia alguma (prospeccão/manutencão/portifolio de clientes) - Essa parte é triste. Como o jogo está baseado fortemente em enfatizar a gestão correta de uma carteira de clientes, é deprimente ver vendedores, que teoricamente deveriam saber lidar com isso, cometendo uma série de bobagens infantis: prospectam quando não deveriam, investem em clientes que exigem muita atencão , mas dão pouco retorno, não investem o suficiente nos grandes, nem sabem montar um carteira de cliente divididos em pequeno, médio e grandes.

"Encaram a carteira de clientes como algo operacional quando deveriam ter uma visão muito mais estratégica. Na verdade, não controlam a carteira de clientes, ela que os controla."

Sempre é um bom momento para discutir sobre planejamento, perfil de clientes, capacitacão, estratégias etc. com sua equipe, aproveitando todas as oportunidades para melhorar os resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário