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quinta-feira, 2 de abril de 2009

DESACELERACÃO

Veja, a seguir, quatro perigos que o momento atual pode trazer para seus ngócios e como evitá-los.

COMUNICACÃO:
As empresas tem de mostrar que entendem o que o cliente está passando. Em tempos de crise, as empresas comunicam suas marcas em atributos emocionais. No entanto nesse momento as pessoas são mais pragmáticas, ou seja, estão mais interessadas no benefícios que apossível compra vai trazer para a vida delas. Deve-se fazer uma comunicacão baseada nos benefícios que seus produtos podem trazer aos consumidores.

ONDE ANUNCIAR:
Anunciar ao cliente seu produto em um canal que esteja o mais próximo dele possível. A proximidade, torna-se de grande importância capital para o relacionamento com clientes em tempos difíceis.

FIDELIZACÃO:
Em tempos de crise, a competicão torna-se mais acirrada. Clientes são disputados através de ofertas cada vez mais vantajosas, caindo-se em uma guerra de precos que, a médio prazo, acaba por afundar varias companhias do setor.
Primeiramente, deve-se perceber onde está o verdadeiro problema: Descubra se essa diminuicão foi causada pela própria empresa, concorrete, se houve encolhimento do mercado ou por um desenteresse do cliente, causado por uma alteracão de sua preferência. O fato é que, para quase tudo, há uma explicacão. Então, o importante não é sair correndo para lancar novas promocões, produtos ou qualquer acão de estimulo as compras e sim pesquisar, perguntar aos seus cliente o porquê estão comprando do concorrente ou o que aconteceu para que pisassem no freio.
Importante ficar de olho na concorrência, que não fica parada, principalmente em tempos difíceis. Realizar contatos constantes com seus clientes, mantendo uma relacão positiva de cordialidade, ajuda a trocar informacões, de tal forma que eles mesmos nós oriente e alertam sobre as mudancas e melhorias dos concorrentes.
Deve-se ser proativo, "na segunda-feira dê algo diferente ao cliente." Essa surpresa pode estreitar a relacão entre vendedor e seus clientes.

PÚBLICO INTERNO:
Em períodos difíceis, a comunicacão interna é fundamental. Notícias ruins podem desestimular a equipe de vendas, porém esconder a verdade, tentar "dourar a pílula" pode ter um efeito ainda pior: além de desestimular, o grupo perde a confianca nos líderes.

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